terça-feira, 15 de setembro de 2009

Herança

Herdei muita coisa de meu pai


principalmente seus hábitos.

e neuroses


Seu sarcasmo,

suas ironias incrivelmente bem boladas,

entregues apenas no final por um sorriso de canto de rosto.

A risadinha de "Mutlei" segura entre os dentes e os ombros balançando.

O "não deixar a chave na fechadura"

Colocar uma faca de metal para fixar a porta da lavanderia.

Quatro folinhas de papel higiênico.

Limpar o ouvido com a ponta do dedo,

mexendo para cima e para baixo rapidamente.

Minha mãe achou quer não veria mais isso quando se separou dele,

mal sabia ela que se enganara.


Suas excentricidades,

opinião forte,

fechada,

sou menos cabeça dura,

mas ainda sou muito teimoso.

Machista,

sou, mas mascarado por meu cavalheirismo,

ensinado por minha mãe.


Algumas lições sobre as mulheres aprendi com ela,

e grandes lições, com ele.


Mesmo quando achei que já era parecido o suficiente com ele,

e que em seu meio século, já havia me transmitido tudo o que podia,

que ele já havia feito tudo para me tornar um homem,

eu me surpreendi novamente.


Sentamos sobre um mármore para conversar um final de semanas destes.

Eu passava por um momento na vida, que julgava ser único,

ou ao menos peculiar.

Não para meu pai.

Ele já vivera a mesma situação,

-é o que chamamos de experiência-

e me contou,

e me disse como funcionam as coisas,

não me disse o que fazer,

como fazer,

não me deu conselhos,

apenas, conversou comigo.

E mais um vez,

mais uma vez me ensinou uma lição,

que carregarei comigo para o resto de minha vida,

e a passarei adiante, assim que possível.



Obrigado Pai,

Um Grande Abraço

Diogo S.Campos

3 comentários:

  1. Pais... Grandes amigos, né?!
    Com uma simpls eles nos mostram grandes lições!
    Uma coisa que aprendi com meu pai, assim como vc aprendeu com o seu foi o de não deixar a chave na porta. Qtas vezes ouvi poucas e boas por deixar meu pai pra fora!

    bjoos

    ResponderExcluir
  2. Os pais sempre nos surpreendem. Quando menos esperamos vêm os ensinamentos.
    Parabéns pelo blog.

    Marília

    ResponderExcluir
  3. O blog ta lindo, e um pai deve ensinar muito mesmo :D
    beeijoos ;*

    ResponderExcluir