quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Uma discussão inútil sobre um herói meia boca




Com as novas notícias sobre a sequência de O Espetacular Homem Aranha nas telonas, a comunidade nerd (É... eu sei...), e também aqueles que apenas acham que entendem alguma coisa sobre heróis, retomam a discussão de qual dos Aranhas é o melhor, o de Tobey Maguire ou o de Andrew Garfield?

O filme recente, intitulado O Espetacular Homem Aranha, presenteou os fãs com certos traços que faltavam na trilogia original, como o mecanismo gerador de teias, uma aparição maior de Curt Connors, e a presença de Gwen Stacy. São pontos positivos no filme de Marc Webb.

Claro que se você está esperando ver aquele Peter Parker dos quadrinhos, repórter fotográfico, "meio bobão", sem levar jeito com as garotas, ou ouvir a máxima do Tio Ben "com grandes poderes vêm grandes responsabilidades", o filme vai desagradar muito.

Mas o que as pessoas esquecem é que se trata de um reboot. Neste caso o filme não pode repetir aquilo que já foi retrato no original, e Sam Raimi já havia mostrado ao público este perfil de Peter na primeira trilogia.

Prefiro o Homem Aranha mais recente, interpretado por Andrew Garfield, não significa que ele seja o ideal, mas os traços das lutas e as piadinhas estão lá, e gosto da ideia de um Peter Parker um pouco mais ativo. (Claro que é difícil de engolir uma rapazinho bonito, inteligente, skatista, com corpo malhado, e que ainda assim é um excluído do grupo social.)

De fato, nenhum dos dois retrata aquilo que realmente gostaríamos de ver, o Peter dos quadrinhos. Mas diria que Marc Webb ainda tem a chance de corrigir seus erros no segundo filme e fazer uma trilogia melhor que a original. Afinal de contas ele tem tudo o que precisa para isso, e nem vou comentar sobre os efeitos especiais...


Diogo S. Campos



Um comentário:

  1. Eu demorei a assistir "O Especular Homem-Aranha" justamente por gostar demais da trilogia, mas sabe que eu acabei gostando bem mais do reboot? É... Gostei mesmo! Macr Webb mandou muito bem!

    ResponderExcluir