segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

E eu nem falei nada sobre as músicas chatas que não saem da cabeça

Músicas tem poderes sobre o tempo. Eu sou um rockeiro assumido, não escuto outras músicas. Mentira. Escuto, se o rádio, CD, aparelho, MP3, IPhone ou seja lá o que for que estiver tocando não for meu. Também escuto se eu estiver em um bar ou uma casa de festa que toque outras coisas, mas com toda certeza você vai me ouvir reclamar. Minhas músicas sobrevivem, algumas das músicas que escuto me acompanham desde a primeira vez que escutei músicas na vida. (Isso pode ter sido um exagero.) Girls Of Summer do Aerosmith é um delas, os solos de guita de Santana em The Game Of Love. E qual é a pessoa entre 20 e 25 anos que não escutou How You Remind Me do Nickelback?

Claro que existe uma infinidade de bandas as quais merecem ter o nome citado, mas esse não é o objetivo deste post já que eu comecei falando da minha teoria de que músicas têm poderes sobre o tempo. Elas nos teleportam para outras épocas, ou nos fazem lembrar de algumas pessoas.

Tenho um exemplo. Já há algum tempo que uma de minhas bandas favoritas é Oasis. Anos atrás, quando morava em Vacaria (onde?) Rio Grande do Sul, uma amiga e eu escutavamos muito esta banda em particular. Lembro de uma situação em que estávamos sentados frente a uma loja de matérias de construção dividindo os fones de ouvido quando começa a tocar Don’t Look Back with Anger e ela fala em meio a um suspiro. “Ain, essa música me dá vontade de me atirar em baixo de um carro.”

Acredito que uma reação natural das pessoas seria parar com a música, mas meu sarcasmo elevado não me permite isso. Falei: “Pode ser nesse estacionado ali na frente.” Sim, eu estraguei com a magia do negócio, nem era preciso ela ter me explicado depois que era embaixo de um carro em movimento. Mas é um episódio que gosto de relembrar, e o faço toda vez que escuta aquela música.

Acontece o mesmo com Wonderwall, lembro de personagens do meu passado. Mas interessante é como atribuo Scar Tissue do Red Hot Chili Peppers às minhas ressacas. Sempre que estou de ressaca acabo involuntariamente escutando essa música. Assim como Little by Little me leva para uma das piores épocas de minha vida e aquela porcaria de pagode/sertanejo/defeitoauditivo Beijo Me Liga (não vou colocar itálico nesta merda) me faz lembrar de alguém que me arrependo ter conhecido.

Para o bem ou para o mal as músicas têm efeito direto em mim. Acontece também com meu humor durante a manhã, pode variar muito conforme o que eu escutar. Eu queria falar ainda da impressão que eu tenho de ter um único leitor, mas esse post já está muito grande, vou parar por aqui.

4 comentários:

  1. Acho que o rock serve pra ouvir e também pra relaxar, soltar os cachorros, desabafar, aliviar, só depende fa hora e momento!!

    ResponderExcluir
  2. Cara, rock é rock! O rock é qualquer coisa realmente boa, Oasis é Bom, Red Hot é bom, e muitas outras. O que não se pode questionar é o poder da música. Ela que como disse Marcelo Cândido, serve para relaxar, e se animar... só a música tem o poder de nos transportar assim e ao mesmo tempo aflorar os nossos sentimentos.
    A música é fundamental para a vida, e voce Diogo, sabe muito bem disso!

    ResponderExcluir
  3. De tudo aquilo que é essencial sem sombra de dúvidas.

    Saudades =)

    ResponderExcluir
  4. Nós temos o gosto musical muito parecido e ainda somos influenciáveis pela música que esteja tocando em determinado ambiente.

    Saudades Di^^

    ResponderExcluir